Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/18 às 17h25 - Atualizado em 9/04/18 às 11h35

Programa “Ilumina Mais Brasília” vai revitalizar Iluminação Pública

COMPARTILHAR

 

Com o intuito de revitalizar e modernizar o sistema de iluminação pública do Distrito Federal com lâmpadas de LED, garantindo, assim, mais segurança para pedestres e maior visibilidade aos motoristas nas principais vias da capital, o Governo de Brasília lançou, hoje, o Programa “Ilumina Mais Brasília”.

 

O programa, de caráter permanente, será executado por etapas, atendendo inicialmente locais com grande circulação de pessoas e vias com tráfego intenso, que são demandas antigas da população, até que sejam contempladas todas as cidades do DF. Com início previsto para março de 2018, a primeira etapa, com investimento de R$29 milhões, consistirá em realizar as trocas das lâmpadas de multi-vapor de sódio metálica por lâmpadas de LED e beneficiará cerca de dois milhões de pessoas. Com a medida, o Governo espera ter uma redução do consumo de energia de mais de 39%.

 

As primeiras regiões a receberem essas melhorias serão Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Brazlândia, Recanto das Emas, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Sobradinho e Plano Piloto. Importantes vias de circulação, como é o caso das Avenidas Hélio Prates e Elmo Cerejo, em Taguatinga, por onde circulam mais de 135 mil pessoas; assim como a Via Principal, Feira do Produtor, e a via de acesso à Avenida das Palmeiras em Sol Nascente, Ceilândia, serão contempladas.

 

ECONOMIA – Por terem maior tempo de vida útil, cerca de doze anos, além de maior luminosidade e menor consumo de energia, a implantação das lâmpadas de LED se traduzirá em uma economia maior no âmbito da manutenção da iluminação pública. Dessa forma, a médio e longo prazo, os recursos economizados poderão ser investidos na implantação e expansão da iluminação de locais carentes.

 

A 1ª ETAPA DO PROGRAMA EM NÚMEROS

 

39.96% redução do consumo de energia com a implantação do Programa
8342 luminárias implantadas
110 km de extensão de vias
11 Regiões Administrativas receberão a nova iluminação
• Cerca de 2 milhões de pessoas beneficiadas em todo o DF
R$29.309.313,17 valor total do investimento

 

VANTAGENS DA ILUMINAÇÃO COM LUMINÁRIAS LED

 

• A economia de energia, em relação às lâmpadas de Vapor de Sódio, pode chegar a 60%
• Possuem 60 mil horas de vida útil, enquanto as lâmpadas de vapor de sódio chegam no máximo a 32 mil horas
• Demandam menos trocas e, consequentemente, menos custo com mão de obra para manutenção do sistema
• Por não utilizarem filamentos metálicos, descarga de gases, radiação de raios ultravioletas e vídeo, nas lâmpadas de LED a tecnologia possui mais robustez e resistência a impactos, vibrações e variações de temperatura
• As lâmpadas de LED são recicláveis
• Possuem índice de Resolução de Cor (IRC) 70, enquanto as lâmpadas de vapor de sódio possuem IRC 20. Ou seja, melhor visibilidade com mais definição e qualidade de cor
• Rápido acendimento. As lâmpadas de vapor de sódio podem demorar até 15 minutos para o reacendimento completo.